Nova logo marca

Nova logo marca

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sobre manifestações.




        Por meio desta nota venho me posicionar sobre os atuais protestos que assolam o país em nome de reformas de todo tipo.
        A ação e reação é uma lei da ceara da física, mas que se aplica ao comportamento dos seres, o ser humano ao ser vilipendiado por motivos mil em determinada hora se rebela.
      A cultura como qualidade que é, disponibiliza a todos o entendimento atemporal e histórico do caminhar da humanidade, e é por este viés que venho refletir sobre as manifestações.
       A rebeldia que por horas tem a face da violência é ainda hoje comemorada em datas cívicas, como por exemplo, a Independência do Brasil, A Revolução Constitucionalista de 1932, levante dos Malês,   Conjuração Baiana/Revolução dos Alfaiates, Cabanagem, Guerra de Canudos ou a tão sangrenta e comemorada  Revolução Farroupilha.
Sem falar em revoltas internacionais como A Revolução Francesa ou a queda do muro de Berlim, mas todas elas tiveram momentos de grande violência, contra quem agia em um status quo de governança e liderança.  E a reação do povo nem sempre foi pacífica.
Então como rejeitar esta herança histórica e hoje alardear que devemos ser pacíficos?
Se o intento é rebelar-se o comando que liderava os cordeiros não deve ser ouvido.
      Claro que devemos rumar para uma melhora dos comportamentos e evoluir, mas nunca renegar o passado.
       Não sou a favor de depredações ou quebra quebra generalizado, mas quem progênitou a violência primeiro?
Somente com cultura e educação sabemos que o proceder de hoje é fruto de ações pretéritas, se temos “vândalos” estes são frutos de falta de serviços básicos de saúde educação e cultura, se temos revoltosos estes são frutos da incompetência de governantes que se proliferam em todas as esferas.
Tais políticos que em um conluio com perversos empresários fazem um festim promíscuo traduzidos em licitações fraudulentas que desequalizam um país em nome de lucros e ganância.
Somos frutos de nossas escolhas, escolher a Cultura é dar visão e senso critico ao cidadão, O festival Rock e Poesia se solidariza com estas manifestações, por entender que o interesse de uns não deve cercar o interesse de muitos.
      Buscamos a elevação do ser a um nível de crítica e auto crítica todos os anos na praça Zeca Netto e estamos protestando sempre contra a escravidão das ideias e do marasmo intelectual.
Viva o maior povo mestiço da face da terra, viva o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário